Mensagem do Presidente

Presidente da Comissão Científica do III COMAB

Prezados congressistas,

Será realizado, de 18 a 21 de novembro de 2021, em Teresina, o III Congresso Brasileiro Médico Acadêmico - COMAB, XI Congresso Nordestino Médico Acadêmico – COMANE e XXVII Congresso Médico Acadêmico do Piauí – COMAPI, no formato híbrido, que debaterá temas atuais e relevantes para médicos, acadêmicos e professores de Medicina.

Estamos diante de novas realidades e novos desafios impostos pela pandemia, contudo, precisamos manter as oportunidades de conhecimento e trocas de experiências, de forma a preservar a tradição deste grandioso evento em fazer história na educação médica e acadêmica de nosso país. Agora, mais do que nunca, torna-se indispensável um momento de efervescência científica capaz de promover atualizações e debates, proporcionando o melhor resultado técnico, ético e humano dentro da ciência e arte de Hipócrates.

Com este objetivo, assumimos, junto com toda a Comissão Científica, a responsabilidade de oferecer aos participantes um congresso formado por atividades on-line e presenciais, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, que trará informações que vão além do conhecimento das especialidades, discutindo também temas relacionados ao momento atual, pesquisa, educação médica, novas tecnologias, educação financeira para o médico, “burnout”, entre outros, procurando ainda manter a tradicional valorização de nossa cultura local.

É, portanto, com imensa satisfação, que conclamamos a todos a participarem do COMAB/COMANE/COMAPI 2021. Vamos superar os desafios e construir juntos um congresso inesquecível. Sejam muito bem vindos!


Prof. Dr. Isanio Vasconcelos Mesquita
Presidente Docente do III COMAB / XI COMANE / XXVII COMAPI


Presidência do Colégio Médico Acadêmico do Piauí

Prezados acadêmicos, médicos, colaboradores e amigos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí,

É com grande satisfação que damos as boas-vindas a todos os participantes do XXVII Congresso Médico Acadêmico do Piauí | XI Congresso Nordestino Médico Acadêmico | III Congresso Brasileiro Médico Acadêmico.

Esse evento que contribui, há tantos anos, para o enriquecimento científico e cultural dos médicos e estudantes do nosso estado, tornou-se uma referência regional e, a cada ano, ganha mais espaço no cenário médico-acadêmico nacional.

O COMAPI é reconhecido como um conclave científico que sempre tenta aliar a tradicionalidade e a regionalidade nordestina com a inovação do meio acadêmico. Concomitante a isso, nossa comissão organizadora possui, além dos 18 membros fixos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, estudantes de todas as regiões do Brasil, permitindo que ele seja conhecido em todo o país.

Ao mesmo tempo, agradecemos a imensa contribuição da nossa comissão científica que esse ano terá o ortopedista Dr. Isânio Mesquita e a psiquiatra Dra. Ingrid Carvalho como representantes no meio médico. É um orgulho ter, ao nosso lado, profissionais dispostos a embarcar nessa árdua e gratificante missão de fazer o COMAPI | COMANE | COMAB ainda melhor.

Sabendo da responsabilidade inerente ao nosso Colegiado, estamos preparando tudo com muita dedicação para fazermos um congresso de elevado nível, reformulado para atender às novas realidades impostas pela pandemia. Depois de tanto tempo sem encontros científicos desse porte, reconhecemos a necessidade de se ter trocas de experiências entre os pares, e, como muitos ingressaram na Medicina apenas através da modalidade on-line, o III COMAB surge como uma oportunidade de intercâmbio de informações científicas e culturais entre as diferentes regiões do país.

Nesse ano contaremos com uma programação bastante abrangente e com muitas novidades com os módulos de Gastroenterologia, Psiquiatria, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Neurocirurgia, Dermatologia e Educação Médica. Ademais, continuaremos prestigiando os trabalhos científicos nas modalidades de e-pôster, tema livre oral e relato de caso e teremos também cursos práticos voltados para acadêmicos de todos os períodos do curso.

Não podemos deixar de falar do Espaço Café Com Prosa que surgiu com a proposta de dar ao COMAPI um caráter cultural e artístico, permitindo que nossos congressistas contemplem e exibam seus dons artísticos. Em 2021, homenagearemos a artista plástica piauiense Gina Castelo Branco e teremos o neurocirurgião Dr. Benjamim Pessoa Vale como coordenador cultural do III COMAB.

Diante de tudo isso, em nome do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, gostaríamos de convidar todos para fazer parte da história dessa reunião científica e cultural com a certeza de que sairemos mais capacitados cientificamente e apaixonados pela arte que é a Medicina.

 

Cordiais saudações,
Ana Clara Barradas Mineiro
Presidente do Colégio Médico Acadêmico do Piauí 

Débora Maria Oliveira Cardoso
Diretora Administrativa do Colégio Médico Acadêmico do Piauí