Mensagem do Presidente

Presidente da Comissão Científica do IV COMAB

Prezados congressistas,

Teresina, a linda capital do Piauí, sediará o  IV Congresso Brasileiro Médico Acadêmico - COMAB, o XII Congresso Nordestino Médico Acadêmico – COMANE e XXVIII Congresso Médico Acadêmico do Piauí – COMAPI nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro de 2022. Este importante evento, vem contribuindo para a divulgação de conhecimentos médico-científicos desde 1994 e é o resultado primário do esforço de jovens estudantes que, unindo forças com professores e profissionais das iniciativas pública e privada, dedicam-se à sua organização e execução.

Com a certeza de que eventos como este  contribuem para o aprimoramento do ensino médico, para a sensibilização de autoridades governamentais e representantes da sociedade civil sobre educação e saúde, o triplo congresso abordará temas que vão desde a ciência básica até os recentes avanços em áreas especializadas, perpassando pelos desafios da atividade médica em momentos de transformação econômica e social. Com temas polêmicos e atuais, o evento é um convite  à reflexão sobre a atividade médica, seus aspectos legais e sociais e sobre a diversidade de oportunidades que conduzem à realização profissional. Durante estes três dias de intensa atividade, profissionais da saúde e de áreas correlatas, pesquisadores e estudantes do Piauí e do Brasil compartilharão seus conhecimentos, experiências e companheirismo.

A Comissão Científica do COMAB/COMANE/COMAPI 2022 convida você a fazer parte desta comunidade estudantil e médica e transformar os dias de congresso em oportunidades de aprendizado e interação.  Será um grande prazer para nós recebê-los em Teresina.


Profª. Dra. Dorcas Lomounier Costa
Presidente Docente do IV COMAB / XII COMANE / XXVIII COMAPI


Presidência do Colégio Médico Acadêmico do Piauí

Prezados acadêmicos, médicos, colaboradores e amigos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí,

É com grande satisfação que damos as boas-vindas a todos os participantes do XXVIII Congresso Médico Acadêmico do Piauí | XII Congresso Nordestino Médico Acadêmico | IV Congresso Brasileiro Médico Acadêmico.

Esse evento que contribui, há tantos anos, para o enriquecimento científico e cultural dos médicos e estudantes do nosso estado, tornou-se uma referência regional e, a cada ano, ganha mais espaço no cenário médico-acadêmico nacional.

O COMAPI é reconhecido como um conclave científico que sempre tenta aliar a tradicionalidade e a regionalidade nordestina com a inovação do meio acadêmico. Concomitante a isso, nossa comissão organizadora possui, além dos 12 membros fixos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, estudantes de todas as regiões do Brasil, permitindo que ele seja conhecido em todo o país.

Ao mesmo tempo, agradecemos a imensa contribuição da nossa comissão científica que esse ano terá a pediatra Dra. Dorcas Lamounier e o cirurgião oncológico Dr. Thiago Diniz como representantes no meio médico. É um orgulho ter, ao nosso lado, profissionais dispostos a embarcar nessa árdua e gratificante missão de fazer o COMAPI | COMANE | COMAB ainda melhor.

Sabendo da responsabilidade inerente ao nosso Colegiado, estamos preparando tudo com muita dedicação para fazermos um congresso de elevado nível, reformulado para atender às novas realidades impostas pela pandemia. Depois de tanto tempo sem encontros científicos desse porte, reconhecemos a necessidade de se ter trocas de experiências entre os pares, e, como muitos ingressaram na Medicina apenas através da modalidade on-line, o IV COMAB surge como uma oportunidade de intercâmbio de informações científicas e culturais entre as diferentes regiões do país.

Nesse ano contaremos com uma programação bastante abrangente e com muitas novidades com os módulos de Medicina Intensiva, Infectologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia e Educação Médica. Ademais, continuaremos prestigiando os trabalhos científicos nas modalidades de e-pôster, tema livre oral e relato de caso e teremos também cursos práticos voltados para acadêmicos de todos os períodos do curso.

Não podemos deixar de falar do Espaço Café Com Prosa que surgiu com a proposta de dar ao COMAPI um caráter cultural e artístico, permitindo que nossos congressistas contemplem e exibam seus dons artísticos. Em 2022, homenagearemos a artista piauiense Liz Medeiros (in memoriam).

Diante de tudo isso, em nome do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, gostaríamos de convidar todos para fazer parte da história dessa reunião científica e cultural com a certeza de que sairemos mais capacitados cientificamente e apaixonados pela arte que é a Medicina.

 

Cordiais saudações,
Kaio Danillo 
Presidente do Colégio Médico Acadêmico do Piauí