Mensagem do Presidente

Presidente da Comissão Científica do VI COMAB | XIV COMANE | XXX COMAPI

Prezados congressistas,

Nossa capital Teresina receberá o V Congresso Brasileiro Médico Acadêmico (COMAB), o XIII Congresso Nordestino Médico Acadêmico (COMANE) e o XXIX Congresso Médico Acadêmico do Piauí (COMAPI) entre os dias 14 e 17 de setembro de 2023.

Será uma edição histórica, durante a qual comemoraremos 30 anos de atividades do Congresso Médico Acadêmico do Piauí, fruto do esforço persistente de alunos engajados em fortalecer a educação médica do nosso estado e em colocá-la em consonância com o desenvolvimento científico-tecnológico vigente mundo afora.

Eventos desta natureza têm um impacto que transcende o espaço da formação médico-acadêmica, servindo para sensibilizar autoridades e membros da sociedade civil organizada, engajando-os na promoção de transformações sociais nos campos da saúde e educação.

Uma particularidade deste encontro é que ele não se restringe ao aspecto técnico das ciências da saúde, mas abrange as transformações sociais e digitais que impactam a prática médica e o cuidado às pessoas, colocando acadêmicos, médicos e colaboradores a par dessa constante revolução.

Serão quatro dias de intensa troca de experiências pautadas no rigor ético-científico e conectados com as individualidades das relações médico-pacientes e com a humanização do cuidado às pessoas.

Seguindo a tradição do evento, não deixaremos de exaltar as culturas piauiense e nordestina colocando em evidência obras de nossos expressivos artistas, contribuindo ainda mais para uma educação médica multidimensional, sensível aos aspectos socioculturais que nos cercam.

A Comissão Científica do COMAB/COMANE/COMAPI 2023 convida todos a participarem ativamente deste triplo congresso e a transformá-lo em uma profícua troca de vivências, em que daremos mais um passo na construção de uma comunidade informada, sensível e consciente.

Será um enorme prazer recebê-los em Teresina.


Dr. Gustavo Sousa Noleto
Presidente Docente do V COMAB / XIII COMANE / XXIX COMAPI


Presidência do Colégio Médico Acadêmico do Piauí

Prezados congressistas, palestrantes, colaboradores e amigos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí,

É com imenso prazer que dou as boas-vindas a todos os participantes do V Congresso Brasileiro Médico Acadêmico (COMAB) | XIII Congresso Nordestino Médico Acadêmico (COMANE) | XXIX Congresso Médico Acadêmico do Piauí (COMAPI).

Ao longo do tempo, vivemos momentos memoráveis em nossa história, e este é um deles, já que nosso congresso celebra três décadas de compartilhamento de conhecimentos e experiências na área da medicina. O COMAPI é considerado pilar e referência no aperfeiçoamento da formação médica dos acadêmicos de nosso estado, sempre prezando pelo enriquecimento científico e cultural daqueles que por ele passam.

Reconhecido como um conclave científico que busca aliar a tradicionalidade e a regionalidade nordestina com a inovação do meio acadêmico, sua comissão organizadora possui, além dos 12 membros fixos do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, estudantes dos mais diversos estados do Brasil, o que contribui para que a cada ano o COMAB ganhe mais espaço no cenário médico-acadêmico nacional.

Contamos também com o significativo apoio e orientação de nossa Comissão Científica, que em 2023, tem como presidentes docentes o neurocirurgião Dr. Gustavo Sousa Noleto e a dermatologista Dra. Isabella Parente Almeida. É uma honra termos, ao nosso lado, profissionais admiráveis dispostos a embarcar nessa árdua e gratificante missão de tornar o COMAB | COMANE | COMAPI ainda melhor.

Tendo em vista a responsabilidade inerente ao nosso Colegiado, estamos preparando tudo com muita dedicação e carinho para realizarmos, em Setembro, um congresso de elevado nível, o qual contará com uma programação abrangente e com muitas novidades. Os módulos trarão as mais recentes atualizações em Anestesiologia, Cirurgia Torácica, Pediatria, Oftalmologia, Cirurgia Oncológica, Cardiologia e Educação Médica. Simultaneamente, continuaremos prestigiando os trabalhos científicos nas modalidades pôster, tema livre oral e relato de caso, além de oficinas práticas voltadas para acadêmicos de todos os períodos do curso.

Para completar nossa programação e abrilhantar ainda mais o congresso, teremos o tradicional Espaço Café Com Prosa que surgiu com a proposta de dar ao COMAPI um caráter cultural, permitindo que os participantes contemplem e exibam suas habilidades artísticas. Em 2023, homenagearemos o artista piauiense Andrei de Barros Nunes Figueiredo e a artista maranhense Caroline Ribeiro Santana, que juntos formam o Cactus ink. A fim de possibilitar ainda mais esse intercâmbio entre arte e medicina, contaremos com o médico pediatra Dr. Daniel Brunno Airemoraes Sousa como coordenador cultural do V COMAB.

Dessa forma, em nome do Colégio Médico Acadêmico do Piauí, convido todos a participarem da edição super especial de 30 anos do nosso congresso, uma oportunidade única de celebrarmos o passado e ao mesmo tempo, apreciarmos o futuro da medicina.

Cordiais saudações,
Matheus Soares Carvalho
Presidente do Colégio Médico Acadêmico do Piauí