Café com Prosa

O Café com Prosa deste ano homenageia a artista Gina Castelo Branco

O COMAPI busca, através do Espaço Café com Prosa, valorizar e incentivar a produção cultural regional, bem como o contato com produções artísticas nordestinas pelos diversos participantes de todo o Brasil. Nos últimos anos, homenageamos autores, como : Kalina Rameiro, Mestre Portelada, Nonato Oliveira, Braga Tepi. Além disso, abrimos espaço para discussões, apresentações e exposições artísticas com o envolvimento em conjunto de acadêmicos de medicina e médicos. Dessa forma, prezamos, em nosso congresso, pelo indissolúvel binômio Arte e Ciência.

Biografia da Artista

image Apaixonada pela arte desde a infância, Gina Castelo Branco transmite em suas telas o que está em seu interior, tendo a pintura como forma de libertação de seu espírito e entrega de seus sentimentos. Natural de Teresina, graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI e em Direito pela NOVAUNESC, Gina é destaque na atual arte do Piauí e membro da UAPPI - União dos Artistas Plásticos Piauienses.

Hoje a artista se dedica aos trabalhos em técnica mista. Fascinada pelo inconsciente humano, em suas obras representa a sua visão da realidade atual, como os sonhos pessoais, as lutas individuais, o desespero, os amores, os sentimentos humanos, lugares marcantes e expressões da natureza. 

Através das técnicas aguadas (fluid art), explorando a liberdade criativa e de materiais que a arte contemporânea proporciona, Gina procura expressar de forma abstrata o inconsciente do homem moderno. Com tinta acrílica que se movimenta sobre a tela, forma o encontro entre tons que reagem entre si, combinando-se para criar motivos interessantes e visualmente orgânicos. A artista alcança esses resultados por diversos meios como vazamento, gotejamento, redemoinho, vidros, imersão e muitos outros efeitos. Explora possibilidades até obter uma composição ideal, como um experimento químico.  Dessa forma a artista leva para suas criações a transição das cores de forma leve e solta, processo que é guiado pelo seu subconsciente. 

São essas pinceladas leves e a fluidez com que transitam as tonalidades de suas cores que destacam a obra de Gina Castelo Branco e fazem seus trabalhos elogiados mundialmente. Se destacando entre os nomes da atual arte do Piauí, suas aguadas impressionam em Portugal, Romênia, Noruega, Bulgária e França, onde já recebeu reconhecimento. 

Em 2006 e 2012, Gina participou de feiras em Montmartre, Paris. A artista também esteve em um simpósio e oito exposições internacionais: em 2015, em Porto, Portugal, e outra em Bucareste, Romênia. Em 2016, participou em Sofia, Bulgária; Oslo, Noruega; Santo Domingos, na República Dominicana e Carrousel do Louvre, em Paris. Em 2017 participou do Simpósio de Arte em Praga, na República Checa; exposições em Miami, nos Estados Unidos e no Carrousel do Louvre, na França. Neste último, participou três vezes: em 2016, 2017 e 2018. 

Gina é proprietária da Montmartre Arte e Galeria. Inaugurada em 2016, a Montmartre é um espaço que realiza exposições de arte reunindo obras de diversos artistas, conta com espaço para a venda de artigos para decoração, presentes e arte utilitária além de educação, oferecendo cursos, palestras e workshops sobre diversas áreas das artes. Ela sonha com que muitas pessoas sintam o desejo de sair para contemplar a Arte, de ver a Arte como algo alcançável, acessível e que ela seja parte de suas vidas.

Obras

  • ATOL
  • DANÚBIO
  • ALMA GÊMEA
  • ONDAS GRAVITACIONAIS
  • PERISSA
  • PROFUSÃO
  • QUIMERA
  • TCHECA
  • DIVINA
  • INFINITO